O Retorno do “realismo”

O Retorno do “realismo” na contemporaneidade

 

Uma revolução está em curso no cenário artístico mundial neste início de século: a presença definitiva da figuração, do realismo e das técnicas tradicionais, assim como a centralidade temática da figura humana. Em resumo: a “representação” está bem viva na Arte.

Esses termos, considerados caducos do léxico artístico desde o anúncio das vanguardas, aparecem, no entanto, sem saudosismo. Profundamente modificados, sua presença não é retorno passadista, mas um importante questionamento sobre a imagem e suas implicações; por vezes, mesmo elaborações sofisticadas em torno da alteração que a estrutura da imagem sofreu com a revolução tecnológica contemporânea. A “reprodutibilidade técnica” anunciada por Benjamim (1955) é agora outra, e esses artistas compreendem e dialogam com essa nova percepção do visual.

Há cerca de 10 anos vimos coletando na web manifestações contemporâneas no campo do realismo. O presente site – além de sistematizar através de um catálogo essas referências e algumas formulações sobre o tema, objetiva dar conta também de apresentá-lo como um movimento autônomo. Quer dizer, uma produção autoconsciente, que tem se organizado em redes virtuais, circuitos, galerias e até museus. Embora no Brasil se privilegie quase exclusivamente o ensino de uma história da arte que parece se encerrar no conceitualismo e no pós-modernismo, os avanços realistas têm constituído uma “rede” que não pode mais ser ignorada.

Mais importante que a ação isolada de um artista de vanguarda, o que constitui um movimento histórico é a ação sistemática de mil artistas que hoje silenciosamente produzem em seus ateliers o que se verá amanhã. Que a listagem proposta sirva de inspiração a todos os desenhistas iniciantes e que lhes informe que não estão sozinhos!


SOBRE O TRABALHO

Esse site está em desenvolvimento; incluiremos no catálogo virtual algumas centenas de artistas, já selecionados. A totalidade da lista é composta por artistas jovens, trabalhando quase que exclusivamente em sua produção, e com inserção no mercado de vendas. Todos dominam as técnicas do desenho.


QUEM SOMOS?

Propositor:
Gustavot Diaz
gustaveaux@gmail.com

Coordenador:
Claiton Martins Ferreira
claiton.mf@gmail.com

Aline Vargas
alinvargas@gmail.com

Antônio Abreu
antonybreu@gmail.com

Berenice Güez
guezberenice@gmail.com

Beatriz Regina Duarte Gonçalves
rdgbeatriz@gmail.com

Carlos Jenisch
carlosjenisch@hotmail.com

Marcela Quintela Trujillo
cela.quin@gmail.com

Vivian Bamberg Corassini
vivianbamcor@gmail.com

imagem da capa | GOTTFRIED HELNWEIN

Anúncios

Um comentário sobre “O Retorno do “realismo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s